sexta-feira, 20 de maio de 2011

BRASIL FALIDO

Até quando nós brasileiros vamos agüentar mentiras, promessas não cumpridas, miséria, abandono e até desacatos? Até quando meu povo vai sofrer sem abrir a boca em protesto federal, saindo as ruas, se organizando para derrubar o sistema corrupto e mentiroso sob o qual hoje vivemos? Até quando veremos tanta sujeira e descaso sem que alguém levante a voz, de o corpo à espada, o sangue ao pote contra uma sociedade que se acostumou a viver pacífica e a tudo permitindo sem correção? Até quando?

E enquanto não o povo continua sofrendo, humilhado, enganado, pagando o preço por ter confiado na palavra de quem não merecia, se deixando levar pelo comodismo que sossega, permite e consente.
Entre tantos abandonos e falta de cuidados sempre noticiados, surge um fato novo, e vem da urbanização de uma cidade de pobres, de espírito, de coragem, e de dinheiro. A cidade de São Gonçalo, região do Rio de Janeiro que parece caminhar como tartaruga no mentiroso alardeado progresso. E o nome do descalabro chama-se Bromélia.

Bromélia é uma planta ornamental, bonita, mas perigosa quando o assunto é proliferação de seres nocivos. Nela as formigas encontram abrigo e alimento, mosquitos depositam seus ovos para procriar, larvas engordam e eclodem liberando novos seres mortais, assim como o mosquito transmissor da dengue que já duvidamos seja somente a espécie Aedys Egipt. Desde que a praga começou a luta contra a epidemia pede extinção dessa planta em locais urbanos nos foi aconselhada de exonerá-la de nossos quintais, e se conservada em vasos, que seja cuidada contra o natural depósito de água limpa que exerce em seu miolo. Bromélia bebe água pelo miolo e não pelas raízes.

Mas eis que agora uma prefeita autoriza ao setor parques e jardins municipal que bromélias sejam plantadas em uma praça, em larga área e onde possivelmente pelo sistema deficiente jamais haverá o controle de mata mosquito, ser fantasma que pouco aparece hoje na sociedade. E ao reclamar com um biólogo a serviço da procura e saneamento nos bairros, ele me informa que o caso foi parar nos anais das discussões, com a mandante exigindo ficar as plantas onde estão e os contrários pedindo o desmatamento. E enquanto eles brigam o povo fica ameaçado de proliferação de mosquitos da dengue.

O mesmo homem da prefeitura me informou que se está onde está trabalhando, para ali foi destacado apesar de sua capacidade maior somente porque exige tudo nos eixos, que sua palavra incomoda e como castigo assim lhe designaram para longe de sua função principal, uma persona não grata no meio. Coisas que eu sei.

O mesmo me aconselha a ir pessoalmente buscar meus direitos, e eu contesto, não se trata de mim e de minha saúde, mas a de milhares de brasileiros que irão pagar até com a vida enquanto eles discutem. Desanimado dou o exemplo de haver no terreno ao lado de onde moro uma casa vazia e abandonada, com piscina descoberta exposta ao perigo a mais de ano e, até agora nada foi feito apesar de toda a minha reclamação. Coisa que não adianta.

E assim caminha esta humanidade, assim caminha meu país, gente paga pra resolver que imputa prejuízo, desprezo e morte, gente que almeja poder e dinheiro acima da própria dignidade, gente do meu Brasil falido.

Por Jorge Curvello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não desmereça a Internet com palavras chulas.
Obrigado