quinta-feira, 9 de junho de 2011

ONDE ANDAM NOSSOS VALORES?

Acabo de receber um vídeo onde astros e estrelas da vida artística se revoltam contra e o atual impasse envolvendo os bombeiros. E estou com eles porque, sinceramente em todos esses meus setenta anos de vida nunca vi nada desmoralizando essa magnífica instituição que forma homens que a honram, não se corrompem quando usando suas fardas, nem jamais foram flagrados com elas em situação corrupta. E então, vendo as recentes notícias e conhecendo os motivos que as fazem existir pergunto: Onde andam nossos valores e o que está acontecendo com nosso poder judiciário?
Hoje ser gay baderneiro é lutar pelo reconhecimento dos direitos, ser policial corrupto é moda, ser político de ficha suja, é ibope, ser honesto, virou crime e assim vai. Não entendo os seres cultos de hoje em dia presos a tal desordem, buscando defesa para quem não tem e tirando a de quem tem se busca melhores dias para si e sua família. De a muito estamos mudando nossos hábitos, antes libertos na confiança da justiça e do policiamento, hoje ao inverso vivendo atrás de grades sem sermos prisioneiros. E onde anda nossa segurança?
Não são poucas as provas e as notícias, de que quem é pago para nos proteger trapaceia, ilude e até mata, de quem é pago para nos julgar vai mais pelas aparências ou até possibilidades de lucro, de quem é posto em comandos para nos organizar, governar e dirigir, de nós se esquece atrás de cortinas duvidáveis, a nós mente forjado em honestidade, e a ciranda aumenta.
Hoje em dia parece ser o criminoso um injustiçado e o inocente um meliante, pessoas de bem são motivo de suspeita enquanto bandidos são motivos de fama e ovações. Não temos mais uma boa imprensa, uma boa televisão, a boa polícia, o bom a serviço médico responsável ou uma boa escola, nem um sistema que garanta a volta de tudo isso, existimos empurrados em opiniões que divergem pelas notícias recebidas e pelo analfabetismo da maioria que não passa do ensino básico. A comida é podre, a água e doente, o ar é contaminado, e não bastasse tudo isso, ainda temos que agüentar essa troca de valores, essa imposição que nos diz que honesto bom é honesto morto e que temos que assim agüentar sem reclamar. E viva a nossa democracia.
Não somente os bombeiros, mas todas as classes merecedoras de bons salários ficam preteridas a espera de intermináveis soluções quando tais soluções podem e devem ser urgentes. Não somente bombeiros, mas todas as classes trabalhistas que nos serve para ensinar, proteger, curar e salvar se encontram com salários defasados em nome de simples políticos que nada fazem e merecem aumentos alarmantes e nessa hora não falta verba nos estados ou na união federal.
Hoje longevidade de idoso é crime contra o estado, é prejuízo ao cofre nacional como se viver mais custasse dinheiro, crianças devem ter pais ou então são esquecidas porque órfão dá prejuízo ao país, doente devem morrer porque vivo, mas adoecido, custa caro às entidades públicas existentes para lhes proteger. Hoje um cartão de visita do país é mais importante do que uma vida. Onde anda o valor humano dos bons costumes e da honestidade e os demais, onde andam?

Por Jorge Curvello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não desmereça a Internet com palavras chulas.
Obrigado