sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

MINHA RETROSPECTIVA DE 2011






        Apenas para que meus amigos gmail saibam, exponho a retrospectiva do ano que se finda amanhã, esperando que eu saiba, com inteligência e ponderação, dar melhora a minha própria vida, no contato com meu próximo, comigo mesmo, com o cuidado, a resignação, situação financeira arranjada e paciência para com como os nossos parlamentares me conduzem, ou seja todos nós.
        Comecei o ano com a mesma desiludida esperança de todos os demais que vivi depois que me tornei adulto e consciente, depois que fui entendendo o mecanismo humano da existência, o crescente desamor, a falta de respeito, enfim todas as mazelas que mentimos não existir, mas existem ao nosso redor, ferem e maltratam muito a mais do que deixam sentir prazer de viver. Salvou-me, como sempre digo, os animais, inocentes seres que dividem conosco o mesmo espaço.  Pelo consecutivo quinto ou sexto ano de promessas de recuperação pois perdi a conta, sinto a amargura de ver derrotada a idéia de uma aposentadoria tranqüila pela qual me esforcei em pagar, e que continua massacrando minhas possibilidades e direitos a um final de vida melhor. No quotidiano assisti e vi acontecendo às mesmas cenas, tristes ou alegres que não fazem rir, vi catástrofes acontecendo, vi mentiras políticas se sucedendo, vi regras e normas desfeitas num estalar de dedos pela ambição e descaso, vi o desamor agigantando sem freios, vi os instrumentos grátis e pagos de diversão, rádio, televisão e cinema, degringolados e deteriorados e até o planeta se rebelando, cansado talvez de nos servir sem ser cuidado, Enfim o ruim mostrou-se a meus olhos e ouvidos, e também na carne, muito a mais do que o bom. Na vida sentimental foi à continuação de uma tragédia feita romance, ilusão e esperanças que, a cada dia mais vai se esvaindo por ter escolhido a pessoa  errada, uma pessoa sem culpas de ser como é até porque não acredita que é, apenas existe, vegeta ao lado de alguém sem o pressentir, apenas se escora como uma trepadeira precisando de respaldo para crescer, vegetar, e que um dia sem mudar irá morrer assim e que acho, sem deixar muita saudade em algum coração. E nos meus próprios sentimentos, o que me deveria ser mais importante, magoas, revoltas, desilusões e desgostos, desinteresse pelo amanhã, pelo agora, pelo ontem, coisas afogadas na mentira de bebida, dança, música e tentativas de me fazer melhor, e resistir. E logo eu que no frescor da vida fui tão combatente e alegre mesmo dentro de um pote amargo de tristezas.
        Hoje aguardo o amanhã, ainda esperançoso de na virada pelo menos, lúcido ou inebriado pelo álcool, poder sorrir, sentir alegria, sentir de novo a velha esperança de que o meu e o de muitos amigos e conhecidos amanhã, será realmente melhor. Porém ao meu redor as coisas continuam, e terreno precisando de cuidado, e casa se deteriorando sem eu poder consertar, é falta de dinheiro na carteira, e é a mulher casmurra preferindo mais a casa arrumada e brilhando  que eu ou ter direito a alguma liberdade de não mais saber (ou poder) conservar, e até o tempo que também cismou de não ajudar prometendo frio e chuva em época de sol e calo. É a carestia ao redor que impede de ao menos tentar na rua, o que não se terá dentro de casa. E sei que a meia noite e por vinte minutos todo o mundo viverá a ilusão e a mentira, desejando feliz ano novo somente como jargão, sem sentir dentro do coração porque não mais conseguimos sentir isso a fundo por ninguém, nem por nós mesmo, vendo fogos lindos espocar nos céus e me pergunto se não estou enganado e somente isso não acontece comigo, se não existe ainda algum adulto sofrido deste nosso bagunçado mundo que, ao desejar este Feliz Ano Novo com todas as mesmas repetitivas palavras que aprendemos, o estará fazendo de verdade e profundo, como somente acho Deus faria e ainda é capaz de fazer. Haverá?
        E assim foi mais um ano, um ano que brinquei de ser feliz, de aturar, de resignar, de suportar, e esta sim é minha grande esperança do amanhã, continuar podendo resistir e me iludir antes e depois da virada e por mais 365 dias, e noites.

Feliz Ano Novo para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não desmereça a Internet com palavras chulas.
Obrigado