segunda-feira, 4 de novembro de 2013

FIOFÓ DO CALIXTO



                            

Alguém de vocês já foi convidado pra comer um “Fiofó do Calixto?”  Não?  Pois então, se for um dia, não recusa que é pra lá de bom. O nome é estranho, feio, produz certo asco, mas quando for provar, vai lamber beiços e dedos.

Eu estava em casa sem programa de domingo quando o telefone tocou e uma voz amiga me disse.

--- Topas comer hoje um “Fiofó do Calixto?”.

Pensei logo em sacanagem, não sou chegado a nenhum fiofó e comecei a rir, mas aí a voz insistiu.

--- Então cara... Vai aceitar ou não comer o “Fiofó do Calixto?”.

 Eu não tinha programa e nem estava querendo comer fiofó algum, mas, curioso, topei.

Bem... Chegamos na casa do “Fiofó”, mesas arrumadas, sós pratos, talheres flores e guardanapos, nada de “fiofó” a vista a não ser os dos convidados ali presente e saibam que tinha de todo tamanho: Grande, caído, magrinho, seco, arrebitado e murcho, coisa do tipo com e sem gordura.  Comecei a rir para mim mesmo. Mas e o tal Calixto a ser sacrificado, onde estava, quem seria?

“Vai ficar ruim”, eu pensei, mas não vou comer fiofó algum nesta casa”.

Então chegou a hora da comilança e vi todo mundo, animado, lambendo beiço antes do tal fiofó ser posto na mesa para onde fomos todos convidados. Já prevendo uma baita sacanagem imaginei penalizado.

--- Será que vão comer o fiofó do Calixto aí em cima?

 E o tal fiofó entrou, lindo, magistral, cheirando como ninguém. E vinha dividido em tamanho e cor, cheiro e... Acompanhamentos.  Gente! Eu juro que nunca vi um “fiofó” tão bonito, nunca vi tanto camarão junto e tão bem tratado num fogão.
Tinha camarão com casca gigante, frito no alho,  médio descascado ensopado com quiabo, com chuchu, com macarrão fidelinho, tinha do tipo à baiana, tipo bobó, tinha camarão lixo frito na manteiga, camarão em empada, camarão em coquetel, enfim camarão de todas as formas e eram tantos que nem o arroz branco vimos chegar, todos de olho no Fiofó do Calixto.
 Queridos, confesso que comi o fiofó do Calixto com o maior prazer do mundo, comi até fartar, estourei a boca do balão, me entupi de comer e lambi beiços e dedos como todo mundo ali, me amaldiçoando por ser tão discriminativo antes de saber que a camarãozada a que foi dada desse nome, pertencia a nosso retardado anfitrião, o  Calixto.



 Texto por Curvello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não desmereça a Internet com palavras chulas.
Obrigado