segunda-feira, 1 de outubro de 2012

E POR FALAR EM DEUS, E NO MUNDO EM QUE VIVEMOS







Quando eu era bem menino ainda, ouvindo se falar sobre Deus e seus poderes eu ficava querendo saber como ele se parecia. Não conseguia vislumbrar e algo como duas taboas de soalho apareciam em minha mente como se toldando uma visão.
Quando cresci mais e comecei a estudar para o catecismo na religião católica que era a dos meus pais, ali também nunca consegui saber como era a face de Deus, embora a de seu filho Jesus Cristo fosse a mim apresentada e a dos santos também. E se tentava fazer conjecturas a respeito, lá vinha à mesma imagem das duas taboas.
Ainda menino aceitei facilmente os ensinamentos religiosos e onde diziam ter Deus a semelhança de todos nós e logo surgiu um questionamento vendo diante de mim brancos, mulatos e negros. Seria Deus capaz de mudar de cor na pele qual um camaleão, eu me perguntava. Mas se por ventura tentava eu mesmo descobrir essa verdade, lá vinham as duas taboas novamente e assim, me conformei dizendo para mim mesmo:

--- Pronto, Deus é Deus e isso me basta.

Hoje crescido e mais informado em religião, não vejo mais as duas taboas, desapareceram como se por trás delas estivesse a grande verdade que hoje sou por isso obrigado a acreditar.  Deus existe em nós, no que vemos de sua criação, tocamos, usamos ou respiramos, e não importa mais a sua imagem.
Afirma-se  que o homem é a semelhança de Deus na imagem, e agora entendo o branco, o amarelo, o vermelho e o negro sendo assim também à Sua imagem porque isso é necessário a Lhe poder ver, se assim desejarmos, uma forma física para sustentar a nossa fé, se isso for preciso. As tábuas foram retiradas.
Mas então, entendendo mais dos meus semelhantes e todos como acreditamos criados por Deus, vem outra incógnita, não em tábuas, mas em procedimento. Porque tantos nomes para Ele, tais como, Deus (o nosso e abstrato) Tupan, Buda (esses com formas físicas ilustrativas) e tantos outros que até não conheço, todos uma divindade maior, suprema e criador do mundo e do universo? E a resposta me vem mais uma vez como, Ele existe e tudo sabe e tudo vê, porque faz parte de nós e mesmo se não o merecermos por nossos atos, estará ali, vigilante e pronto para o que chamamos castigo e nada mais é do que, ensinamento.

Mas nessa babel de opiniões a esse respeito o homem se confunde, tenta modificar, explicar, fazer crer e a cada religião isso agrava o saber de quem é Deus. E o conflito se instala, alguns de nós O temem mais que outros, obedece a ensinamentos mais que outros, segue a cartilha que aprendeu mais que outros, e outros fogem a nossa compreensão querendo nos explicar outras formas desse Deus, de ser esse Deus,  indo do ilógico, à blasfêmia e ao desafio. E até aqui, ninguém consegue explicar com certeza absoluta, quem é Deus e como é ele..
E me volto olhando esse mundo onde um homem para obter fama e dinheiro cria um filme polêmico sobre religião, ofendendo aos que creem e desafiando aos incrédulos, e agora mesmo aqui no Brasil, na ânsia de virar celebridade um medíocre mero ator comediante pretende mudar a história do filho de Deus, Jesus Cristo, ele Renato Aragão, um comprovado aliado de Satanás pelo que mostra em sua vida de artista.
E o mundo a cada dia se perde mais na violência, no abuso, na descrença, na infâmia e nos pecados sem que a maioria dos seres  racionais viventes com isso se preocupe deveras ou se importe. Os sete pecados capitais a muito deixaram de ser temidos, alastraram-se e ramificaram-se em tentáculos e mutações. os demais pecados do mundo que tanto nos disseram ser quando em criança, parecem hoje apenas parte da vida e coisa necessária porque nos entendemos, humanos. Hoje é considerado normal de acontecer o incesto, mesmo que a alguns ainda choque, o gesto de Caím se tornou banal, homossexualismo, bigamia, sodomia, e até os padres, pais de santo ou pastores fazem parte dos pecadores. Os mais sábios entre nós ainda se ajoelham diante da Suprema Soberania, outros apenas a ignoram e uma grande esmagadora maioria a desafia
As religiões continuam se fazendo presente, mas os conceitos dentro de cada uma diferem e até entre elas mesmas, algumas são mais lavagem cerebral do que ensinamentos e seus pregadores são mais pessoais do que servos. No catolicismos as mudanças surpreendem e chegam a ser, se considerada pelos antigos, sacrilégios,  no espiritismo o fanatismo leva mais ao medo do que a certeza de uma proteção, no evangelho o que mais parece importar são as doações do que propriamente os fieis, uma babel, um caos.
Fala-se no fim dos tempos, nisso eu acredito porque já houveram outros se estudarmos as histórias dos povos do mundo, fala-se em Apocalipse e nisso eu desacredito porque as datas marcadas nunca até então realizaram algum, fala-se em profecias e elas contém coisas que não podemos entender ou confirmar, mas não se fala nunca no Juízo final, no grande segredo que pode mudar toda a humanidade e que a meu ver existe sim, mas dentro de nós, do nosso coração.
Eu acredito que um final se aproxima e quem o trás é o cada vez mais acelerado desrespeito a esse Deus em que eu creio, isso porque uma vez incapaz de temer alguma coisa o bicho homem será cada vez mais bicho e como os bichos vai proceder, com a grande diferença do verdadeiro bicho ele não ser e não sendo eles, do mundo não saber entender. Maremotos diluvianos serão possíveis se continuarem os abusos à natureza, vendavais destruidores, fogo da terra vindo dos vulcões, enfim tudo que o homem ainda respeita e teme, mesmo se achando para isso, preparado e assim sendo será o próprio homem quem levará ao final o que somente um deles começou, o acreditado Adão que ao receber o dom de pensar, não soube resistir à fraqueza e se perdeu com Eva.  Mas até isso hoje a maioria dos homens já não acredita mais.
O que eu sei e nisso não há duas tábuas me impedindo de vislumbrar, é que finais estão próximos, mas não do mundo, porém de castas da humanidade porque Deus não é feito de ódio, de desamor, de maldade, e o que hoje o homem se torna foge ser à Sua semelhança, o que se traduz em nosso final, os seres dotados de inteligência, algo que a nós somente serve para desafiar o poder Divino.

Porque será que os animais e os vegetais continuam por todos os séculos de vida sobre o planeta Terra procedendo sempre igual, mesmo com mutações devido ao que o homem modificou de seus costumes e habitat? “



Por Jorge Curvello


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não desmereça a Internet com palavras chulas.
Obrigado